Dieta da SopaA dieta da sopa é uma dieta para emagrecer que tem uma semana de duração e o principal alimento é, como o nome indica, a sopa de repolho. A dieta da sopa é baseada na sopa de repolho, que pode ser comida sem restrições, quanto mais sopa comer mais vai emagrecer e mais peso consegue perder. Esta dieta é conhecida por causa da dieta da sopa da Adriane Galisteu, que conseguiu perder bastante peso.

Alguns seguidores desta dieta afirmam perder 4 a 9 quilos em uma semana, mas esta dieta tem as suas desvantagens a nível da saúde. Médicos e nutricionistas não aconselham perder peso com esta dieta pois tem um excesso de sódio e tem muito poucas proteínas.

Além disso os resultados da perda de peso da dieta da sopa são dubiosos. Quando se perde muito peso em pouco tempo muitas das perdas são de gordura, água e músculo. Assim esses 4 kg ou mais que se perdem não são somente de gordura, mas também músculo e água (peso que é recuperado em pouco tempo pois é o estado de equilíbrio do corpo).

Além de ser boa para perder peso a dieta da sopa é conhecida pelo seu poder de limpeza e desintoxicação do organismo. Perder peso de uma forma rápida e fácil é o que a dieta promete, mas perder 5 a 9 kg por semana é um exagero. Perder peso depressa é possível, mas temos de ver os nossos limites e respeitar a nossa saúde.

A sopa de repolho é à base de vegetais, pode ser comida na quantidade que você quiser, todos os dias durante toda a dieta. Como já foi dito a dieta da sopa tem uma semana de duração. Não é recomendado fazer a dieta da sopa por mais que uma semana, se quiser fazer a dieta da sopa novamente deve tomar um intervalo mínimo de 5 dias antes de começar novamente. É lógico que depois de acabar a deita da sopa não deve começar a comer conforme os seus hábitos antigos porque ai você vai engordar ainda mais. Depois de fazer a dieta da sopa o seu metabolismo fica mais lento, por isso o corpo absorve mais gorduras depois de acabar a dieta, se comer mal o corpo absorve a gordura com ainda mais rapidez.

Em muitos sites da Internet diz que a dieta da sopa pode ser feita as vezes que quiser com 2 ou 3 dias de intervalo, isto é na nossa opinião incorrecto pelos factos já descritos. Perder peso é fácil mas fazer isso através de uma dieta como esta não é a melhor solução. Muitas pessoas não gostam da monotonia de comer sempre a sopa e acabam por desistir da dieta antes de acabar o tempo e depois tentam emagrecer e perder peso de outra forma. A dieta da sopa não permite que você consuma bebidas alcoólicas enquanto esta a fazer o regime de emagrecimento, isto porque isso faz com que você pare de queimar gordura, pois o álcool tem muitas calorias.

Algumas pessoas dizem que sentem mais energia no fim da dieta da sopa, isto depende da pessoa, se você quiser perder somente 1 ou 2 quilos isso é possível, mas as pessoas que estão constantemente a perder peso e gordura costumam sofrer sempre de muita fome e dores de cabeça. Isto porque quando o corpo começa a queimar gordura existem muitas impurezas que são libertadas para o sangue. Isso é normal quando se está a perder peso e a emagrecer com este tipo de dietas.

Outros alimentos que não devem ser consumidos durante a dieta da sopa são as bebidas alcoólicas, bebidas com gás ou açúcar, não deve sucumbir refrigerantes light ou bebidas dietéticas. Pode beber a quantidade que quiser de água, chá sem açúcar, sumo de uva e leite desnatado no dia em que está no cardápio. Não deve comer pão ou frituras pois estas tem muitas calorias e gorduras, siga o cardápio à risca, cada dia tem a selecção de alimentos que serve para por o corpo a queimar gordura. Não deve trocar a ordem do cardápio e não deve fazer batota. Se não gosta de carnes vermelhas pode comer frango ou peru se quiser. Mas deve comer carne pois vai precisar das proteínas.

A sopa ajuda a diminuir o apetite e a fome, controlando também a temperatura do corpo. A sopa você pode tomar em qualquer altura do dia. Se tiver fome coma a sopa na quantidade que quiser pois ela possui muito poucas calorias e faz com que você se sinta cheia e a fome passa. O principal ingrediente da sopa é o repolho, por isso também é chamada a dieta da sopa de repolho. Se você seguir a receita, cada 100 gramas de sopa tem somente 22 calorias, sendo rica em fibras. O truque está no facto que o organismo gasta mais calorias a digerir o repolho do que aquelas que consegue extrair dele. Quanto mais sopa você comer mais o seu sistema digestivo vai trabalhar e mais você vai perder peso e emagrecer. Apesar do repolho ter vitamina B12 e vitamina C, muitas das vitaminas são eliminadas quando a sopa é cozinhada, por isso coma as frutas e siga o cardápio.

Como já foi dita a sopa tem minerais, vitaminas e fibras, mas é muito pobre em proteínas, carboidratos e gorduras. Apesar dessa ser a razão que a dieta da sopa faz emagrecer e faz perder peso, ela não é uma dieta que segue princípios de uma dieta saudável e equilibrada como os nutricionistas e médicos recomendam. Desta forma você deve consultar sempre o seu médico antes de iniciar esta dieta para perder peso.